Alimentação Natural – Cães

image

Pensando no bem estar das minhas “filhas” e por indicação da minha mãe (quem diria ?!?) eu resolvi pesquisar sobre alimentação natural (AN) para cães, descobri neste meu caminho de “eureca” que a ração além de não fazer bem para o bolso, não faz tão bem para o bichinho quanto a alimentação natural.

Não estou falando de Vegs, até por que no meu entendimento os cães são carnívoros e eu não pretendo mudar isso rsrs.

Decidi de uma vez por todas prover as minhas crianças a alimentação natural cozida com adição de ossos… não estou querendo dizer que irei dar à elas resto de comida, até por que na minha cabeça, os nossos temperos e principalmente o sal e a cebola (a cebola é extremamente tóxica) lista de alimentos tóxicos. Para se trocar definitivamente a ração pela alimentação natural deve se tomar o cuidado de seguir a tabela de orientação de porcentagem de alimento por peso corpóreo que colei abaixo que foi retirada do site Cachorro Verde:

Cães miudinhos – os de porte miniatura e pequeno – requerem mais alimentos proporcionalmente ao seu peso que os maiores. Isso porque têm o metabolismo mais acelerado.  Atendo pacientes Chihuahuas adultos que chegam a comer 8 a 10% de seu peso em AN por dia. Em contrapartida, meus pacientes gigantes costumam ficar bem comendo 3% de seu peso corpóreo saudável.

Veja como as porcentagens médias que sugiro para portes diferentes refletem essa questão:

  • Porte miniatura até 3kg: 7-10% do peso corpóreo. Logo, um Chihuahua que pesa 2kg vai receber 160 gramas de AN por dia, o que equivale a 8% do peso dele.
  • Porte miniatura pesando entre 3 e 5kg: 5 a 6% do peso corpóreo. Logo, um Maltês que pesa 3,5kg vai receber 210g de AN por dia, o que equivale a 6% do peso dele.
  • Porte pequeno entre 5 e 10kg: 4 a 6% do peso corpóreo.  Logo, um Dachshund (“salsicha”) que pesa 7kg vai receber 350 gramas de AN por dia, o que equivale a 5% do peso dele.
  • Porte médio entre 10 a 25kg: 4 a 5% do peso corpóreo. Logo, um Cocker Spaniel Inglês que pesa 13kg vai receber 650 gramas de AN por dia, o que equivale a 5% do peso dele.
  • Porte grande entre 25 a 35kg: 4 a 5% do peso corpóreo. Logo, um Boxer que pesa 27kg vai receber 1kg de AN por dia, o que equivale a 4% do seu peso corpóreo.
  • Porte grande entre 35kg a 42kg: 3 a 4% do peso corpóreo. Logo, um Golden Retriever que pesa 36kg vai receber 1.4kg de AN por dia, o que equivale a 4% do seu peso corpóreo.
  • Porte gigante (de 42kg para cima): 3 a 4% do peso corpóreo. Logo, um Dogue Alemão que pesa 70kg vai receber 2.1kg de AN por dia, o que equivale a 3% do seu peso corpóreo.

Seguem abaixo alguns sites sobre o assunto:

Tchuca e Nina1

Lambidas ~ By Ellen Figueira ~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s