“Desculpas” fora de moda !!

“Nunca peça desculpas, é um sinal de fraqueza” (John Wayne)

forgiveness

É inacreditável! Como se o nosso mundo já não fosse antipático o bastante, ainda vem um chavão modista terminar de massacrar o que restou da nossa educação?

Por duas vezes eu a vi sendo usada em filmes americanos esta frase. Obvio, sendo ela de um personagem interpretado por John Wayne em um filme western de 1949 – “Never apologize, mister, it’s a sign of weakness.”

O que irá acontecer com o perdão se esta frase for levada a sério? E a paz de espirito?

No ponto em que chegamos pessoas estão sendo dizimadas por atitudes ignorantes e desumanas da sociedade, cada um sendo mais egoísta do que o outro. Não podemos levar esta frase como verdade.

Quando às vezes por problemas do dia-a-dia, ou até stress do trabalho acabo tratando alguém com grosseria ou indiferença, esta minha atitude errada e falha me consome e me deixa angustiada, e esta angustia só passa quando consigo me desculpar. Então sou fraca por querer o perdão de alguém por ter tratado ela mal?

forgiveness (1)Desculpem-me aos usuários desta frase, mas em que mundo a ignorância e a grosseria são sinais de força? O que vamos fazer com os sábios como Mahatma Gandhi, Dalai Lama com a “Teoria do Perdão” e muitos outros que citam o perdão como fonte de libertação e paz. Perdão é uma questão de empatia, se colocar no lugar do outro, deixar a arrogância de lado e se deleitar no prazer da PAZ… de se sentir livre e descansado.

Eu como Cristã, não posso deixar de citar a bíblia neste texto, pois cresci ouvindo os seus versos, e acredito que é nela em que devemos nos espelhar, mesmo pisando em caminhos tortuosos muitas das vezes. Não são poucos os textos que falam sobre o perdão, seguem alguns:

  •  I João 2:9 (RA) Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, está nas trevas, e anda nas trevas…

  •  Romanos 12:19 (NVI) Amados, nunca procurem vingar-se, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

  •  Mat. 6:12 (BLH) “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam”.

  •  Lucas 6:37 (NVI) “Perdoem, e serão perdoados”.

  •  “Marcos 11:25 (NVI) E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

Então para rebater esta frase distorcida citada lá acima, rebato com uma de Mahatma Gandhi.

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.

Anúncios

Sobre Ellen Figueira

Baiana, administradora, inspirada, apaixonada pela vida e louca nas horas vagas.

6 pensamentos sobre ““Desculpas” fora de moda !!

  1. Isso não é uma citação de John Wayne, é de um personagem dele num filme de John Ford que diz isso, por sinal um western. “She Wore a Yellow Ribbon” no Brasil, Legião Invencível. filme de 1949.

    Curtir

  2. Amei minha amiga… e concordo demais! Acho que uso a palavra “desculpa-me” um zilhão de vezes por dia, rsrs Não consigo ver ninguém mal por minha causa, ou causar dor a alguém… nunca estou em paz sem exteriorizar meus sentimentos. Desculpas jamais devem ser ignoradas… pode ser que o outro não te perdoe, pode ser que ainda reste mágua, mas você estará em paz por ter feito a sua parte 😉 bjbjbjbj

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s